Blog

Aprender Libras é aprender a ver o mundo de outro jeito
29 de outubro de 2025
Aprender Libras é aprender a ver o mundo de outro jeito

Por Matheus Lopes.

Talvez você nunca tenha notado, mas a comunicação está além das palavras faladas. Um simples olhar, um movimento corporal ou mesmo um gesto são capazes de dizer muito mais do que se imagina. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) permite que você vá além das palavras e se expresse com o coração, deixando claro que é possível enxergar o mundo através de outra lente.

Embora bastante conhecida nos dias de hoje, muitos ainda acreditam que a Libras é apenas um conjunto de mímicas, gestos e caretas aleatórias ou mesmo uma versão gestual da Língua Portuguesa. Contudo, a Libras é uma língua legítima, reconhecida por seu sistema complexo de organização e transmissão de ideias, além de ser rica, dinâmica, variável e viva, como as línguas orais. A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, oficializou a Libras como língua do território nacional, possibilitando aos surdos utilizá-la em qualquer ambiente em que estejam.

A Libras é uma língua visual e espacial, ou seja, utiliza o corpo inteiro como transmissor de mensagens e a visão para captar as informações sinalizadas pelos falantes. Ah, você também pode empregar o espaço de sinalização à frente do seu corpo, também conhecido como espaço neutro.

A estimativa mais recente aponta que há mais de 10 milhões de pessoas surdas ou com deficiência auditiva no Brasil. Desse total, mais de 2 milhões se identificam como surdas e, possivelmente, são usuárias de Libras. Assim, a língua de sinais é produzida de norte a sul do país, atravessando não somente fronteiras geográficas como fronteiras sociais.

Aprender Libras é mais do que apenas estudar uma outra língua; é incluir e acessibilizar um mundo que ainda não está totalmente preparado para receber as pessoas surdas; é tornar a sociedade mais justa e equitativa para aqueles que não ouvem, mas sentem e se emocionam; mas, acima de tudo, é compreender que é possível se expressar sem usar a voz.

Receba nosso conteúdo

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos e novidades.